18 de jul. de 2011

Até onde vai a sua fé?


Estamos já mais de uma década no século XXI, o homem avança em suas conquistas. A ciência a cada dia faz novas descobertas e acumulamos informações em um ano apenas, que demorariam 20 anos ou mais, segundo estudos.
Em meio a tudo isto a Fé, continua presente no ser humano. Grande parte da população mundial tem algum tipo de religião, ou mesmo aqueles que não professam credo algum, dizer ter fé em Deus. Ainda que de maneira diferente de nós cristãos, mas crêem em Deus.
A própria ciência nos dias atuais, incentiva a fé até mesmo para a cura mais rápida. A mesma ciência que já foi combatida e até repelida pelo fanatismo.
Entendamos nós que fé está longe do fanatismo e do extremismo.
Ora, pois voltando ainda a nós cristãos, nossa referência é a bíblia, indo ao centro dela que é Jesus Cristo. O divino mestre nunca fundou organização religiosa alguma(OU SEJA TODOS OS NOMES DE IGREJAS DO MUNDO FORAM CRIADOS POR HOMENS) alguns até inspirados, mas você não encontrará na bíblia um nome de igreja criado por Cristo ou por algum apóstolo) Cristo simplesmente trouxe o  evangelho e mostrou os fundamentos do cristianismo. Os apóstolos em seguida, saíram pelo mundo a pregar, sendo o primeiro Concílio presidido por São Tiago em Jerusalém(conforme a Bíblia) Atos 15,13. Não havia poder de apóstolo algum sobre os outros apóstolos. Havia diáconos, presbíteros e bispos e apóstolos, segundo a bíblia em harmonia, até com divergências, mas no espirito de unidade,  sem uma formalização de poder. Ou seja, a nenhum deles houve uma chefia espiritual sobre os demais.  São Pedro cumpriu a profecia de Cristo, edificando a igreja no dia de pentecostes, Paulo que se tornou cristão, depois, antes como cidadão romano, perseguia os cristãos.
O mesmo Paulo foi o que mais escreveu  epístolas, dirigidas a varias igrejas, por fim no último livro da bíblia, São João fala as Igrejas, nunca a uma igreja apenas.
Hoje em dia, brigas, alguns parecem retomar o espírito da idade média, colocando-se como única forma de salvação.
Blefes e mais blefes, se vêem em vários segmentos, sempre se alegando como igreja única e verdadeira, isto em varias doutrinas. Que fique claro que isto, pode até não acontecer publicamente em alguns grupos, mas seus ensinamentos colocam como única forma de salvação.
E a fé? A fé  e também a ciência só terminara no final dos tempos. Pois restara somente o amor, segundo a bíblia este para sempre.Inclusive na vida eterna.
A fé é dom de Deus, independe da minha igreja, da sua igreja, pois Deus está acima de todo o sistema religioso. A sua fé, longe do fanatismo pode te levar a viver melhor. O amor é o que sobrevivera eternamente(segundo a bíblia).
Até onde vai a sua fé? Se ela for em Deus, ela não tem fim, pois se fosse por esta ou aquela religião, em todas sempre teve tropeços e erros grotescos. Alguns grupos no mundo já condenaram a ciência, outros mataram, em nome de Deus, outros ainda no mundo morrem diariamente em nome de Deus, mas tudo isto fica longe da fé.
Para concluir veja o que é a fé (segundo a bíblia) Hebreus
11.
"A Fé é a certeza das coisas que se esperam. A convicção daquilo que não se viu ainda." Isto é a fé, segundo a bíblia, que muitos criticam por lerem isoladamente, ou nem lerem.
Tenha fé, sempre, pois o melhor esta por vir sempre.
Pe Valmir Damásio.
Valmir Damásio, sacerdote por 20 anos  integra a Igreja Católica Apostólica Carismática,teólogo,membro do Supremo Concilio da ICAC, diocese de Campinas. Pároco da Paróquia Bom Jesus de Bauru, Já no seminário defendeu a tese: ciência e religião podem andar juntas, Visando o bem do ser humano.